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quinta-feira, 19 de julho de 2018

Portfólio Math Oliveira


Nome: Math Oliveira ou Matheus igor da Silva Oliveira

Idade: 21
 
Técnicas: Trabalhando como GameArtist eu acaba sendo bem generalista e usando de tudo um pouco. Então ultimamente tenho usado Photoshop e Procreate para concept e ilustração, Spine e flash para animação. O sketchbook fica sempre na mochila e eu nunca desgrudo dele, então nos momentos de produzir algo eu to sempre trabalhando na ideia na minha cabeça e uso muito os momentos que estou no Metro pra racionalizar a ideia e começar a testar pequenos passos no sketchbook até sentir que aquelas ideias estão firmes o suficiente ou que valem a pena serem continuadas, então o sketchbook funciona como um laboratório de ideias e anotações de estudos e processos :P (E EU SUPER ME DIVIRTO COM ISSO, sempre to querendo mudar a forma como eu concebo as minhas ideias exatamente pra não ficar preso a um método ou linearidade na produção) Depoimento: Bom, a minha história começa meio que igual a todo mundo hehe, desenho desde criança, eu tenho um primo que desenhava bastante quando mais novo, e eu vendo ele quis copiar como ele fazia as coisas e ele foi me ensinando as coisas que ele sabia e segui copiando os mangas do ShamanKing, Naruto, Lovehina... jogava muito Nintendo 64 e PS1 ficava pausando os jogos pra copiar os desenhos (inclusive do MetalSlug que tinha um espaço de extras pra ver as artes conceituais)
Com o passar do tempo, fui me desenvolvendo sozinho, por conta da minha família não ter boas condições financeiras, nunca tive oportunidade de fazer o curso de desenho que tanto queria, porém nunca foi um impeditivo pra mim, como sempre fiz de forma despretensiosa eu só queria conseguir fazer o próximo desenho. Com uns 15 anos eu comecei a trabalhar como menor aprendiz em uma seguradora, fazia cursinho pra tentar USP (Universidade de São Paulo) e fazer ciências da computação, o desenho ele me acompanhava nessa época mais como "uma coisa que eu sei fazer" bem entre aspas, e já tinha deixado de ser algum objetivo mais palpável pro futuro. Porém a monotonia do trabalho me pegou, como eu cumpria uma função simples na empresa, toda vez q eu tinha q ir pra alguma reunião a única coisa que eu fazia era desenhar os meus amigos de trabalho, pra matar o tempo... todo rabisco era pra fazer alguma brincadeira e os meus amigos se divertiam com isso. Até que uma hora um deles disse "cara, porque você está aqui? Eu tenho um amigo que faz camisetas acho que ele vai gostar de te conhecer" e foi aí que eu fiz meu primeiro freelinha e constatei que eu podia trabalhar com isso e que eu podia ficar fazendo estampas para camiseta pra levantar uma grana extra. Freela feito totalmemte na folha de sulfite, usei o meu monitor como mesa de luz pra arrumar o desenho, depois passei o desenho um em um programa de vetorizacao automatica e mandei o arquico em pdf para o cliente (que trabalhao). Aos poucos a ideia é vontade de continuar pro meio de programação/ciência da computação foi ficando por terra, como eu podia juntar algo q eu gostava muito e conseguir ganhar algum dinheirinho com aquilo era tentador demais pra ser deixado de lado. E aí que eu descobri a existência das tablets, mesas digitalizadoras da wacom onde comprei uma bamboo capture e comecei a treinar arte digital (onde eu encontrei o desenho tuto, que fez uma presença muito marcante na minha trajetória exatamente pq foi lá que achei as primeiras coisas que eu podia fazer e entender sobre arte digital num geral.
 
 

Segui fazendo pequenas coisas, e ainda trabalhando na seguradora (porque os boletos não se pagavam apenas com o dinheiro dos desenhos) (ainda) E agora com um objetivo em mente, porém não era muito simples por conta da pressão familiar, e por conta das dificuldades financeiras, eu não podia simplesmente abraçar o meu sonho é seguir em frente, sendo que meus pais não poderiam pagar pelos meus luxos (mesmo sempre me proporcionando o melhor que eles podiam, E eu sou muitíssimo grato a eles por tudo na minha vida), mas eu queria ser um ilustrador de toda forma. Meu contrato com a empresa acabou e foi aí que eu sentei de fato por 3 meses pra focar nos estudos e pensei "agora eu preciso de fato trabalhar com isso", nesse meio tempo ficava pairando na minha cabeça aquelas varias incógnitas das incertezas dessa investida, mas estava decidido a continuar. Estudando com amigos, tutoriais na internet, passei a participar de collabs e fui aprendendo com todo esse processo e com as pessoas que apareceram na minha vida por conta da facilidade de internet. Num dia desses de estudos e colaborações, um amigo postou num grupo de estudos sobre uma vaga de emprego numa editora de material didático, e eu com medo de tentar por achar que não sabia o suficiente para trabalhar, segui o Conselho do meu pai "o não você já tem" e resolvi tentar, entrei em contato com esse amigo e mandei portfólio, Fui convidado a fazer o teste e PASSEI! (imagina um bicho feliz da vida, meu pai tinha razão)

Agora eu estava dentro do "mercado" de fato ganhando para desenhar e a partir daí percebi o quanto eu estava atrás dos meus demais amigos de trabalho e como eles eram bons, e foi latente a necessidade de estudar mais e entender melhor como fazer aquilo q eu quis pra vida um pouquinho melhor todo dia. Perceber como o mercado de ilustração abrange pra cada aplicação, mídia, direcionamento me mostrou um mar de possibilidade e de fato que deveria estudar e entender melhor dessas ramificações até pra entender mesmo com o que parte da ilustração eu queria trabalhar e aprender mais sobre. Depois de 2 anos e meio aprendendo bastante e quebrando a cabeça, (nesse meio tempo eu entrei na faculdade de audiovisual pra aprender sobre 3D na melies, escola de arte aqui de SP e me formei), passei a produzir arte pra game dentro da própria editora que tinha um material multimídia, onde aprendi e fiz peças de portfólio de games e percebi que era uma área que eu poderia atuar e que acompanhando os meus estudos, fazia muito sentido pra mim é eu estava certo que queria mais daquilo.

No final da faculdade de audiovisual apareceu um anúncio no mural da faculdade sobre uma vaga na Tapps Games, e resolvi tentar. E com o portfólio com alguns exemplos de jogos que eu tinha trabalhado fui chamado pra fazer teste e consegui entrar como "Game artist" onde foi me apresentado um mar de coisas novas pra aprender e me superar. Estou nessa empresa atualmente é impressionante como sempre tem alguma coisa nova pra aprender de como a arte pode influenciar na forma como as pessoas percebem o jogo e interagem com ele diretamente. E vem sendo MARAVILHOSO seguir ilustrando e melhorando, podendo externalizar minhas ideias cada vez de forma mais fieis a mim e a como eu vejo o mundo <3 
 

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